Cursos da Escola Superior de Enfermagem
Licenciatura em Enfermagem
(1º Ciclo) - (2014/2015)
A formação inicial do enfermeiro visa o desenvolvimento de competências científicas, técnicas, humanas e relacionais, para que o estudante se torne apto a desempenhar as funções de Enfermeiro de Cuidados Gerais definidas pela Ordem dos Enfermeiros.
O 1º Ciclo do Curso de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, que constitui a primeira parte deste percurso de formação inicial, tem como fundamentos um conjunto de conceitos, princípios e valores de modo a que o aluno, ao longo deste ciclo de estudos, possa desenvolver uma parte significativa das competências específicas da profissão de enfermagem, e desenvolver competências horizontais e gerais de valores e atitudes, criatividade, capacitação, de competências relacionais e da comunicação, e hábitos de pesquisa para a auto-formação contínua.
Para visualizar o guia de Candidatura >
Pós-Licenciaturas de Especialização em Enfermagem
Enfermagem de Reabilitação
Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica
Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria
Enfermagem Médico-Cirúrgica
Enfermagem na Comunidade
Para mais informações sobre estes cursos contacte a secretaria da Escola Superior de Enfermagem.
Pós-Graduações
(2014/2015)
Supervisão Clínica em Enfermagem
Enfermagem Cirúrgica e Peri-operatória
Fim de vida: Envelhecer e morrer
Para mais informações sobre estes cursos contacte a secretaria da Escola Superior de Enfermagem.
Cuidados Paliativos
Destinarários: Licenciados em Enfermagem
A finalidade deste curso tem como objectivo principal o desenvolvimento de competências científicas, técnicas, ético-deontológicas e humanas na área da enfermagem de cuidados paliativos de modo a que os formandos fiquem capacitados para:
1. Prestar cuidados de enfermagem de excelência aos doentes paliativos e suas famílias em contexto de internamento ou domicílio;
2. Mobilizar a evidência científica do domínio da enfermagem face ao doente paliativo e família e incorporá-la no processo de tomada de decisão inerente à prest ação de cuidados de enfermagem;
3. Cooperar com os seus pares na resolução das situações de maior complexidade apresentadas pelos doentes, famílias e/ou cuidadores em contexto de cuidados paliativos.